Marcadores

sexta-feira, setembro 27, 2013

Rio de Janeiro (Parte I)

O post será por etapas e vou contar um pouco da experiência da vez, espero que gostem. Para ampliar as fotos é só clicar. :)
Bom, creio que a parte mais trabalhosa da viagem para mim foi a organização pré-ida, procura de hotel, organização de agenda dos lugares que eu gostaria de ir, e o PIOR, meu monstro de sete cabeças: ÔNIBUS. Moro em uma cidade pequena e não preciso pegar ônibus para trabalhar nem para ir a faculdade então minha maior preocupação quando viajo é transporte por que sou MUITO ruim de direção. Então vamos lá! Ao procurar por hotel observei dois pontos: 1. Conforto (cama, água quentinha e ar condicionado) 2. Valores 3. Localização. Fiquei em um "hostel" que é um tipo diferente de acomodação, digamos que é um local mais específico para mochileiros, para pessoas que não tem frescura e muito provavelmente passarão o dia andando, para ser sincera eu simplesmente A-M-E-I. Já tinha ficado em um outro em Botafogo no ano passado, mas, preciso deixar bem claro que se você pretende conhecer o Rio e quer optar por um hostel, você TEM que ficar no Caipi Hostel. Essa é uma propaganda que não fui paga para fazer hahaha mas saí de lá bastante satisfeita. Meu quarto era compartilhado então conheci e fiz amizades com pessoas incríveis e de todos os lugares do mundo. Tinha gente lá da França, México, Nova Zelândia, Uruguay etc, ao lado do hostel existe um restaurante de comida muito boa e você ainda ganha desconto se falar que está hospedado, vale muito apena! O único ponto que talvez seja um pouco complicadinho no começo (se você for sozinho como eu) é a localização, o hostel fica no Centro do Rio, perto de tudo que é histórico e lindo, mas, também perigoso pela noite.
Há bares por todos os lugares e as ruas são bem parecidinhas então pelo dia eu tinha a liberdade de conhecer e desvendar os lugares que queria mas a noite eu geralmente tomava muito cuidado e preferia sair acompanhada com uns novos amigos que fiz (Malaik, te amo). Então fiz a reserva do hostel alguns meses antes, mais precisamente em Julho.
Fiquei uma semana no Rio e os dois primeiros dias foram de pura ansiedade, como o show do John Mayer no Rock in Rio foi no dia vinte e um e eu cheguei lá no dia vinte, não havia muito o que se fazer a não ser esperar com muita vontade de ver meu deuso do Blues. Uma pausa no relato para um momento de reflexão hahaha Acredito que um dos maiores créditos que podemos e devemos dar a nós mesmos é o de viver. Apesar de todos os problemas, desafios, medos e inseguranças. Quando me organizei para essa viagem e eu estava SUPER empolgada por uma série de fatores relevantes para mim, mas com o passar dos dias um leque de problemas se desenrolou e foi complicado continuar animada, pessoalmente os problemas que mais me afetam são aqueles que afetam quem eu amo e minha cabeça estava um bolo de pensamentos e frustrações. Como praticante da meditação e da Yoga talvez tenha sido mais fácil administrar tudo isso mas ainda assim é algo que não desejo à ninguém, ter que viajar com o coração e a mente em desequilíbrio. Até que minha primeira noite no hotel me revelou uma amiga lindíssima chamada Ana que me lembrou o por que d'eu estar viajando por minha conta, do por que estar lá naquele exato momento e então lembrei de uma filosofia (quase um mantra) que levo sempre comigo: "Se não está nas suas mãos o poder de mudar algo então não vale a dor de cabeça." É como dar murro em ponta de faca, mesmo que eu lamente e sofra com aquilo, nada posso fazer, então me resta ser paciente e trabalhar com o universo para estar em equilíbrio e suportar as consequentes mudanças.  Foi um grande passo para continuar minha estadia, já na primeira noite fui à Lapa e conheci alguns bares e restaurantes excelentes com mais amigos e realmente gostei de estar lá com a mente, corpo e coração.
Meu segundo dia foi praticamente resumido ao Rock in Rio
Eu e mais duas amigas chegamos lá BEM cedo e já tinham algumas pessoas esperando numa suposta fila que depois virou um bolo e depois um amontoado de gente doida pra ver John Mayer e Bruce Springsteen. Gente, quando os portões abriram as 14:00 eu me senti nessa cena:  
hahaha era um desespero enorme pra chegar na grade e quando chegamos lá ainda tivemos que aguentar um dia todo de sol. Minhas dicas se você pretende ir a um RiR: 1. Se Você vai por que ama tanto um cantor/banda quanto eu amo o Mayer e TEM resistência física de ser empurrado contra a grade, ficar no sol um dia todo, com sede, calor e fome então vale a pena pra vê-lo (a) de pertinho, mas, ressalto que você não vai poder aproveitar a cidade do rock como gostaria por que pra tudo tem filas, pra ir ao banheiro, pra comprar comida e principalmente pra andar em algum brinquedo, (a fila para a tirolesa levava HORAS). 2. Se você não tem a disposição a cima então faça o seguinte, vá num horário bem próximo ao do começo das atrações (geralmente as 18:30) por que você pode conhecer o lugar com tranquilidade e TE JURO ainda vai ver o show muito bem, por que mesmo que pela tv não pareça, os telões são ENORMES e sempre tem um buraquinho que dá pra se encaixar na hora H. 
Deixando claro que estive na grade e que tenho um dedo torto.
Resumindo: sofri pra caralho mas vi meu homem, mas, se eu pudesse teria ido mais tarde e me cansado menos! :)  Terminando o Dia Dois quero dizer que fiquei impressionadíssima com o esquema de transporte organizado pelo RiR, achei muito eficiente. Saí do show e comprei um Rio Card de valor normal (R$ 2,75) então embarquei pro terminal Alvorada e de lá peguei um outro ônibus que me deixou no destino certinho. Achei que aquele lance de Rio Card Especial (R$ 50,00) é furada. É mais fácil? CLARO! mas ir de via normal tem quase a mesma facilidade e não é perigoso por que ta TODO mundo indo/voltando do festival. Enfim, cheguei MORTA de cansada no hotel e só lembro que no dia 3 acordei por volta de meio dia hahaha Melhor show da minha vida EVER.
Artista completo, fez um show indescritivelmente bom. Pra sempre na minha memória.
Lindo, tesão, bonito, gostosão, solista, cantor e compositor. HAHAHA 

Dia Três:
Peguei o gancho da tarde de Domingo e para não ficar parada resolvi visitar a Escadaria Selarón que parada obrigatória no Centro do Rio. A Escadaria é obra do chileno Jorge Selarón que começou a renovação da escadaria que passava em frente à sua casa e estava em péssimo estado de conservação. Ele passou a vender suas pinturas para financiar o trabalho e após vários anos a escadaria tornou-se um sucesso, tornando-se um belo cartão postal da cidade. Jorge foi intitulado cidadão honorário do Rio mas infelizmente foi encontrado morto no começo desse ano (2013) na própria escadaria. Deixou um trabalho que é reconhecido pelo mundo todo e que é fruto de uma vida dedicada a beleza daqueles azulejos. 
É realmente muito bonito, quando cheguei lá já haviam vários gringos tirando muitas fotos e em variadas poses hahaha é uma subida e tanto mas que vale muito a pena, me deliciei com o lugar e com o clima. 
Logo em seguida fui visitar um dos lugares mais incríveis do Rio de Janeiro (na minha humilde opnião) A Quinta da Boa Vista. É um parque municipal que fica em São Cristovão, embarquei na estação de metro na Cinelândia e rapidinho cheguei lá. 

Gente o parque é muito bonito, como fui em um Domingo estava lotado mas pela primeira vez na história dessa viagem não era um lotado ruim, tinha muita família com suas crianças fazendo piquiniques, jovens jogando bola, fazendo skyline, tocando violão, enfim é para tirar um dia de lazer naquele lugar. 
O parque abriga também o  Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (com o Museu da Fauna) e, no antigo paço, o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro que são muito legais. 
É só ser atento ao horário de funcionamento, como fui a tarde quase não pegava o museu aberto pois ele fecha as 16:00 mas consegui. Fiquei maravilhada com tanta coisa legal e de fácil acesso cultural para todo mundo. Vale MUITO apena a ida. 





Depois fiz uma rápida passada pelo Maracanã, não cheguei a entrar (e me arrependo por que soube que naquela tarde o John estava assistindo a um jogo do Bahia x Botafogo) e voltei pro hotel. Tive um dia muito produtivo e uma noite divertidíssima na Lapa, vambora pro dia quatro!

OBSERVAÇÃO: Todas as fotos utilizadas nesse post foram tiradas por mim e o vídeo do John abaixo também, então se forem retiradas para outro lugar por favor creditem. Elas são apenas um terço do número de fotos que fiz durante os dias, para ver mais (e lindas) eu publiquei no flickr também: Flickr me

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk Deve ter sido muito boa mesmo a experiência. E adorei a parte "Deixando claro que estive na grade e que tenho um dedo torto" .
    Muito bom o blog :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi ótima Clevson kkkkk tenho mesmo #chateada! Muito obrigada :D

      Excluir

COMENTE